quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Reforma Virtual
O sketchUP revolucionou o modo de projetar arquitetura, por sua simplicidade e eficiência, e uma de suas ferramentas permite fazer uma simulação de reforma, aplicando-se materiais em uma foto da obra em questão. Eu fiz um exemplo, nas fotos a seguir, de um prédio comercial sem graça, como muitos existentes na região onde moro.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Arquitetura não é só aquilo que todo mundo percebe como espaços, recintos. Neste projeto, fiz um portal de entrada para um condomínio de chácaras em Araucária - Pr. Pode se dizer que é arquitetura, escultura e construção simultaneamente. Este projeto foi feito no autoCAd e Renderizado no maxwell render de forma experimental, e depois no mental ray dentro do 3ds max.
trabalho - Interiores
Bem, arquitetura não é só fachada não, interiores tem salvo a conta corrente de muitos arquitetos, e o programa sketchup veio pra dar mais segurança para quem vive de interiores. É muito rápido, preciso e gostoso de se usar. E foi com ele que fiz este estudo para uma agência financeira aqui em Curitiba. E aqui está o link para a animação no youtube:
link
Trabalho
Todo mundo sabe que o automóvel é uma praga das cidades, pois muitos investimentos são necessários para manter o sistema viário utilizável. No entanto, porquê os condomínio fechados ainda assim não valorizam o pedestre? Creio que o arquiteto pode e deve priorizar o pedestre e não automóveis sempre.
Nesta minha idéia, os sobrados tem uma arquitetura de formas puras, com laje de cobertura, ajardinada, para minimizar os rigores do nosso calor bem brasileiro. e no que seria um calçadão em frente as casas, coloquei um canteiro central para arborização. Os carros? eles teriam suas vias próprias, por trás das residências.
Nesta minha idéia, os sobrados tem uma arquitetura de formas puras, com laje de cobertura, ajardinada, para minimizar os rigores do nosso calor bem brasileiro. e no que seria um calçadão em frente as casas, coloquei um canteiro central para arborização. Os carros? eles teriam suas vias próprias, por trás das residências.
Trabalho - Projeto de Bar
Bem, tá na hora de falar um pouco de trabalho. este é um projeto de um bar, no Água Verde, em Curitiba. Se Deus quiser ele vai ser construído entre 2009-2010. O cliente pediu um projeto bem enxuto. Especifiquei alvenaria estrutural para economizar nos revestimentos, além do quê, não precisa gastar tanto com fôrmas e armaduras de concreto armado. O resultado é uma obra mais organizada, e mais barata.
Aqui vai um link do youtube da animação deste projeto:
http://www.youtube.com/watch?v=kL95kFgZ1go
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
viagens 2 - Tókio
Até onde sei eu não sou agorafóbico ( medo de lugares abertos) mas quando se vai à Tókio, mais especificamente em Shibuya, tive uma sensação de aperto, milhares de pessoas andando e nenhum espaço livre, deu até uma leve sensação de pânico. Mas isso não tira a satisfação de ver Shibuya, um dos redutos da mais avançada vanguarda da moda do mundo. Se você acha que está na crista da onda da moda, então sugiro que você vá lá primeiro.
Viagens
Bom, pra quem não sabe, eu estive por uns bons quatro anos no Japão. Foi uma vida bem interessante, não estive no mercado de arquitetura por lá, mas isso não quer dizer que não pude aprender nada. Realmente a construção civil de lá está uns 100 anos adiantada em comparação ao Brasil.
O legal daquele país é como o velho e o novo se equilibram no ambiente. De um lado há varios templos budistas, e de outro, arranha -céus high tech. Postarei várias imagens desta minha estadia no Japão, no que concerne à arquitetura.
Esta é uma imagem do Centro de Artes da Cidade de Kani, estado de Gifu, Japão. Arquitetura de prmeira abrigando atividades artísticas, mas o interessante é que a cidade nem é tão grande assim. Mas tem um centro cultural de dar inveja à qualquer cidade grande do Brasil.
Vanguarda cadê Você?
Quem vivia logo após o pós-guerra deveria imaginar o século XXI como uma época onde a arquitetura seria no mínimo, uma visão de ficção científica, ao menos no aspecto formal da coisa.
Por Exemplo, a Vila Savoye, de Le Corbusier, ainda hoje é tida como projeto de vanguarda. A produção arquitetônica atual não utiliza quase nada dos preceitos de Le Corbusier.Afinal, quem conhece quem mora numa casa parecida com a Vila Savoye? Basicamente o projeto de arquitetura que se faz hoje, é uma simples resposta às Leis urbanísticas da municipalidade e do enxuto orçamento.
Assinar:
Postagens (Atom)